Se soubesse usar as palavras

            Mandaram-me falar sobre minha filha, ou melhor, escrever sobre ela. Somente não me disseram como fazer isto. Nunca tive aptidão com as palavras, e elas muita das vezes, para mim não traduziam muitas coisas. E minha filha sempre soube disso. Mas mandaram-me escrever sobre ela, e é isso que eu vou fazer.

            Minha filha se chama Mariana, tem dezesseis anos, mas para mim não aparenta mais de dez. Tudo bem, não sou um pai super protetor, mas em todos os aspectos minha filha aparenta menos do que possui. Já me disseram que isso é comum de pai, que todos são assim, mas eu e minha filha… Ah, eu e minha filha, somos diferentes e não há comparação.

            Pular. Correr. Gritar. Falar sem parar. Chorar. Rir até doer a barriga. Jogar quebra cabeça. O primeiro namorado. O primeiro beijo. Sair na rua e não fazer questão de meus abraços e nem de minha companhia. Ir a festa sozinha. A madrugada acordada. Telefone sem fio. Beijos de boa noite. Pedidos de auxilio. Dever de Matemática. Primeira recuperação. Colégio novo. Amigos novos. Pular de novo. Correr novamente. Amar. Viver. Minha filha me proporciona estes momentos. Estas alegrias. Esta vida feliz.

            Por fim, digo, que aprendo cada dia mais com ela. Com essa alegria de ser gente, com esse carinho que ela devota a mim. E é assim que vivemos: caminhando, conversando, nos desentendendo, nos consolando, convivendo… Assim. Mas se eu soubesse usar as palavras poderia até escrever coisas mais bonitas para ela. Contudo, prefiro terminar este poema de amor de uma maneira mais comum. Minha filha. Meu tesouro. Meu amor.

O que achou do texto?

