Ninguém sabe o que é “magoar”

  Estava observando os critérios usados pelas pessoas para chegarem ao blog. Muitas usam o Google e como eu já fizera antigamente, escreviam frases a fim de achar algum texto que lhe possibilitasse alguma força, alguma motivação. Percebi que muitas, ou muitos é claro, buscam textos onde o tema principal é “magoa”. Nos primeiros dias que lia estas buscas, me impressionava e até achava. Mas de uns tempos pra cá, tudo bem que fiquei um pouco sensível demais, mas isso não importa. As pessoas ultimamente querem falar de amor. Amor, amor e todo aquele blábláblá. As pessoas se sentem mal, se sentem magoadas. 

Eu percebi isso no momento em que eu leio as seguintes frases: “a pessoa que você gosta vai te magoar”, “é certo que vão te magoar”, “todas as pessoas vão te magoar” […] entre outras milhares de frases que escreveram para mim. E eu fiquei sinceramente por um longe período sem resposta. Mas agora mudou, depois de uma frase que eu li, me dera vontade de escrever para essas pessoas que necessitam de um conselho, até para mim mesmo, quem sabe. 

Mas agora eu serei sincera. O que lhe falta mais? A uma pessoa, uma única pessoa. Falta-lhe algo? Não. Você tem a si mesmo, tem carinho próprio, tem amor próprio, tem um sorriso que lhe garante é intenso. Não importa o quanto você vai amar, e te garanto que você amará muito ainda. Todos vão te magoar? Sim, todos. Sem exceção. Mas isso tudo, porque o que você procura não está perto de você, não agora, não nesse momento. Magoa é quando te ferem profundamente. Não quando você acha que está ferido, profundamente. Magoa um sentimento muito abstrato. E nós meros seres humanos sempre queremos por a culpa na magoa. Coitada dela. Pensam que gostaria de existir? Um sentimento tão desacolhedor. Tão indigno de ser sentido. Magoa. Dor. Sofrimento. Buracos. Acredito que não seja intenção de uma pessoa provocar tais sentimentos em outra. O que faria com que isso acontecesse? 

Momentos. Apenas momentos. As coisas acabam. A prova um dia termina. Você tem de entregá-la. Agora o que te resta é aguardar o gabarito e ver quantas acertou. Mas nem sempre se ganha. Nem sempre se passa. Quase nunca se passa. O amor é uma prova diferente de qualquer outro concurso. Somente uma pessoa ganha. Somente uma fica propensa a passa a eternidade. Mas diga-me uma coisa: Não fora suficiente ter o prazer de marcar as questões? Sei que fora por pouco tempo, sei que não durou quase nada. Mas um dia uma prova será feita especialmente para você. Mas não era aquele momento. Ainda há o que viver. Ainda há muito o que viver. 

Estou com uma intensa dor de cabeça neste momento, e o que eu pensei que seria apenas um texto argumentativo, onde eu ajudaria as pessoas que estão com problema, passou a ser um texto explicativo, interrogativo, sei lá. Mas as palavras saíram sem eu perceber e a dor de cabeça me impede que leia o texto novamente. Uma vontade de dormir. Mas como sempre acontece os dedos tomam posse da minha leitura, da minha vontade. Passo a ser escrava disto aqui. Das palavras. E eu só quero saibam todos vocês, desde os que lêem sem querer ate os que lêem com motivos. Nada que eu escrevo é intencional. É por que eu gosto de escrever e eu sei, claro que sei, que é o que eu melhor faço. São textos no dia das mães, dos pais. Textos para amigos, textos sobre dor, sobre perda. Textos sobre recomeço, ou pelo menos sobre tentativas. Textos sobre felicidade. Sobre mim. Uma janela para a minha realidade. Não a de ninguém. Meus desejos, meus sonhos. O que eu almejo. Tentativas, eu vão quase sempre. Risos, na maioria dos momentos. Mais é só. 

Então eu volto a perguntá-los. O que é magoar? Magoar é somente e somente, quando lhe impedem de viver. Quando não te deixam mais respirar. Percebi isso hoje. Percebi isto neste momento. Neste parágrafo. Percebi, pois é necessário perceber. Não achem que magoar é simplesmente um rompimento. Se continuarem a pensar nisso após lerem este texto digo do fundo do meu coração, desistam. Magoar é sofrer. E ninguém sofre. Não em vão. Acredito que nunca sofri, já chorei sim, quem nunca chorou? Mas passa. Acaba. E é por isso que existe a vida. Ela continua e você tem que continuar a andar, por que depois acontece que nem em Alice: perdida e querendo ir para a casa, ela se envolve com outro mundo e na hora de correr pelo lugar que a leva de volta a casa ela simplesmente demora muito e perde. Ela descobre o fim. Ela chora e esse chorar sim, é a magoa. Então pensem direitinho antes de se magoarem. Antes de encherem seu coração de buraquinhos. É só uma dica. Nem eu sei se vou seguir. 

Mas só para matar a curiosidade, a frase é essa aqui: “Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã. Por que chorar é para fracos. Os fortes engolem o choro e dão a volta por cima.”

Intensa não é? Viu ajuda.

2 comentários sobre “Ninguém sabe o que é “magoar”

O que achou do texto?

