Se: Conjunção que expressa condição

E se eu inventasse nomes e os colocasse em cada flor que eu visse? E se eu escolher um lugar através do “uni-duni-tê” e do nada fugir para ele? E se eu tocasse numa roupa e automaticamente eu estivesse a vestindo? E se eu tivesse tudo o que eu desejasse? E se eu estivesse com quem eu quisesse? E se eu amasse quem me ama? E se eu voasse que nem pássaro? E se eu comesse o que pretendece e não engordasse? E se?
E se eu tivesse o melhor beijo de todos? E se eu andasse com o melhor sapato do mundo? E se eu fosse o mundo? Será que teria a graça de tudo que eu não tenho, não sou e não desejo? Será que teria graça ter os melhores amigos? Não se aborrecer com nenhum? Será que valeria apena não falar besteira no final da aula e demonstrar afeto quando alguém te olha com amor? Será que seria legal dizer sempre “obrigada” e não deixar aquele ar de “de nada, tá?” Será que seria divertido ir em todos os brinquedos do parque e não xingar o cara que não deixou você ir na montanha russa porque não tinha tamanho próprio? Será que seria legal não ter TPM e assim não ir estudar e querer matar o primeiro que tentasse te irritar? Será que isso seria legal?
Mas se eu tivesse tudo nas mão agora, se eu tocasse nas coisas e elas virassem ouro? E se eu tocasse em mim mesma? E se eu não comesse do fruto proibido? E se eu seguisse todas as regras? E se eu fosse realmente para casa quando disse que ia? E se eu inventasse novos nomes para novas pessoas, novas coisas, novos lugares? Seria eu uma inventora? E se eu cativasse qualquer pessoa pelas palavras? E se eu cassasse com quem me deu o primeiro beijo? E se eu realmente estudasse quando disse que ia estudar? E se eu não tivesse amigos? E se eu tivesse amigos? E se eu fosse? E se eu fizesse? E se eu quisesse? E se eu inventasse? E se eu criasse? E se?
Nada teria graça se eu fosse o que eu não sou. Pra que um Pseudonome se cada palavra aqui retrata uma verdadeira pessoa e não um pseudo-alguma coisa que não tem nada haver comigo? Mas se você fosse você? Teria graça? […] Pra mim teria, e muita.

O que achou do texto?

