18

 

Dezoito anos. Sinceramente, não é uma idade que impressiona muito. Sim, não é. Dezoito anos, impressiona mais aos outros do que a você mesmo. Isto porque é uma data como outra qualquer, todos os anos acontece se repete, sem nada de diferente. Nada mesmo.
Sim, tudo porque você acorda em meio a um bom dia (por que tem 18 anos), toma seu café sozinha (porque tem 18 anos) e sua família te liga (adivinhem porque?)
Sinceramente, dezoito anos não é apogeu de sonhos e liberdade e nem algo destinado a somente uma parte da sociedade. Não é luxo dos ricos e tão somente festinha de pobre. Todo mundo um dia vai fazer – ou já fez – está tão almejada data.
Então o que tem de tão especial nesse dia, nesse ano, no momento em que você assopra em um bolo duas velas – 1 e 8 – e se acha o rei da cocada preta. Você alcança a maioridade (aos olhos do governo, da sociedade, devo alertar); já pode comprar bebida alcoólica, entrar em boates para maiores, ver filmes sem a companhia de mais velhos e sem peso na consciência. Sério, são essas as vantagens de se ter dezoito anos? Que falta de criatividade a de vocês hein? (risos)
Eu quero ter dezoito anos  para tirar marrinha de dezoito anos. Ser chamada de velha mas ter essas voz de criança que perturba minha mãe quando eu quero alguma coisa. Andar de montanha russa, por que é obrigação. Aprender a andar de bicicleta. Ir na minha avó sozinha. Ver um jogo do Botafogo (OK). Poder trabalhar sem que achem que é exploração infantil. Sorrir, brincar, chorar no colo da minha mãe mesmo sendo maior que a minha mãe.
Mesmo sabendo que tudo o que eu quero, todas as pessoas já fazem desde os 10 anos. Então, sinceramente a diferença de se ter  dezessete para se ter dezoito é: nenhuma.
O problema é que o tempo passa e o que era isso agora é aquilo. As pessoas vão querer que você comece a resolver problemas, vai querer que você tenha responsabilidade. Não, você não vai mais poder chorar quando todo mundo estiver chorando, vai ter que tomar alguma providência. Por que se dez choram você é o único que não pode ter esse luxo. Mas também, pra quê? Mas se nós não pudermos curtir a vida no nosso jeito não tem graça. Na lei diz que com dezoito podemos fazer tudo o que quisermos, mas lá não diz que devemos fazer. Lá não tá escrito: “VENHA BEBER ESSA BEBIDA QUE A 24 HORAS ATRÁS VOCÊ NÃO PODERIA”. Lá também não diz que eu tenho que esquecer quem eu fui e passar a ser uma outra pessoa dentro de uma sociedade, com voz e cabeça de adulta. LÁ NÃO TÁ ESCRITO NADA DISSO!
Por que lá não manda crescer, manda amadurecer. Por isso que pode vir a data que vier que essa aqui não vai deixar o poder subir a mente Vocês estão loucos? E perder o colinho da minha mãe? Nenhuma balada me dá isso não…

 

18 tá só na cabeça, dears.

 

O que achou do texto?

