Cidade Maravilhosa

Não tenho orgulho nenhum em morar no Rio de Janeiro. A terra prometida, estado do samba, a graça do Brasil não me enchem os olhos não. Definitivamente não. Só de sair na rua já me dá medo. Aqui é muito quente, a maioria das caras me são estranhas, você nunca sabe quem é certo e quem não é, e meu time não me dá alegria faz tempo. Sou carioca só no nome mesmo porque eu tenho uma preguiça gigantesca de sair de casa. Prefiro ficar aqui e ler um bom livro. Assim eu posso sair dessa sufocante cidade, tomar uns ares novos em outros lugares do planeta. Por aqui as coisas são chatas e a mesmice me irrita um pouco. Chego ao ponto de as vezes preferir uma boa cama até as 3 da tarde, um lanche jogada no sofá e um bom canal com um bom filme no começo. Mas voltando ao ponto “x” da questão: eu não tenho orgulho nenhum de morar nessa cidade. O povo me enoja, as ruas me irritam, os postes estão caindo e tá muito quente. Tá muuuuito quente, mesmo. Não que eu queira chuva para inundar como aconteceu aqui há 3 anos atrás mas um friozinho seria bom. Se possível tá?

Contudo, eu ainda moro nessa cidade “linda”. “Cidade maravilhosa, cheia de cantos mil. Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil” como diz essa canção a gente ainda espera essa tão linda cidade. Aparece na janela se possível, para a réplica. É sei direito, Rio de Janeiro. É seu direito. Eu só não quero ouvir. Me poupe de suas mentiras. Já basta escutar os turistas falando que aqui é o mundo. Vai ver onde eles moram… Vai ver vai.

 Mariana Cassiano

 

O que achou do texto?

