Um texto para o meu violonista

 

Quando ele esta do meu lado até os passarinhos ficam olhando para ver se nossos olhos vão se encontrar: não se encontram.

E esses pássaros idiotas ficam cantando no nosso ouvido e ficam falando as coisas que eu teimo em dizer que não existe.

E quando ele começa a tocar uma música? Fico sem jeito quando ele dá aquele sorriso. Juro para vocês.

Enquanto isso esses pássaros ficam rindo, cochichando da gente. Tentando de tudo para que eu olhe nos olhos dele: não olho.

Até ontem eu tinha pelo menos a cabeça no lugar; hoje nem isso tá.

Talvez os passarinhos tivessem razão.

Talvez realmente “a coisa” estava bem debaixo dos meus olhos.

Talvez a vantagem seja realmente essa que teimo em dizer que é uma desvantagem.

Que mal teria, não é mesmo, entre um turbilhão de coisas, ensinar alguém a crescer?

Acompanhar seus passos, moldar seus desejos, diminuir seus erros.

Nunca pensei por esse lado. Talvez seja mais fácil gostar assim. Querer assim. Cuidar assim.

“Quem sabe não é mesmo?”

Essa pergunta me move. Move meus pensamentos.

E quando ele toca para mim? Quando ele olha para mim? Quando ri para mim? Quando ele…

Ele nem sabe como mexe. E mesmo eu dizendo que nada adianta. Que nada funciona: tudo funciona.

Eu só nunca tinha parado pra pensar assim.

Desse jeito tão bom de pensar.

E assim vou começar a cantar com os pássaros.

E enquanto ele toca, eu canto.

E enquanto ele olha, eu desvio.

E enquanto ele sorri, eu me intimido.

Ah, pássaros chatos.

Vocês tinham razão.

Talvez dê certo.

Eu que não quero ver.

Só não pare de tocar para mim.

Mariana Cassiano

O que achou do texto?

