Seu José

1294842107487_f

Vivemos em um mundo que dias viram meses rápido demais. Um simples respirar e (olhem!) já é noite. Seu José um dia me disse que o ruim da vida, desse cruel calendário, é que temos sempre trinta dias para fazer a diferença e trezentos e sessenta e cinco para mostrar à que viemos. Mas ‘como mostrar para que viemos?’ era a pergunta do seu José para mim. ‘Não sei’, respondia meio angustiada com a incansável falta de palavras para falar sobre o futuro. Como mostrar para alguém o que eu posso ser, se não consigo ao menos provar minha “atual” realidade? Porque como você pode perceber, vírgulas e aspas contínuas, me definem. Como disse Alice frente a lagarta: “ao menos eu sei quem eu era quando eu levantei esta manhã, mas eu acho que devo ter sido mudada várias vezes desde então'” e continuando quando teimaram em lhe perguntar, respondeu: “Receio que não posso me explicar, senhor, porque eu não sou eu mesma, você vê”.  Já não basta mais vivermos, acordarmos e sermos. Precisamos de fatos concretos, certos, para dar esperança a um mundo que finge acreditar em nós. Por isso o uso das vírgulas. Para respirar. Poucos pontos, já que não pretendo dar fim a nada, e muitas vírgulas, muitas, para eternizar orações e momentos e segundos e amores.

Pois bem, como minhas respostas não foram válidas e que provavelmente só deixei seu José com mais dúvidas e caraminholas na cabeça do que o normal, permiti que ele me fizesse mais uma indagação. Refletindo um pouco, ele disse: “Minha filha, sei que falar sobre o futuro é um pouco difícil para você, portanto como anseio por respostas, faço-te esta: ‘O que você fez neste tempo que se findou?”’.  Respondo, seu José, respondo, é claro…

Sobrevivi.

Mariana Cassiano

O que achou do texto?

